Apple implanta sistema digital que dificulta o jailbreak do iPhone 3GS e iPod touch 3G


autentif

Desde que foi lançada a versão 3.1 do iPhone OS, o hacker Jay Freeman (conhecido como Saurik, criador do Cydia) já vem alertando que a Apple implementou um novo sistema de verificação de firmware que praticamente impossibilita o downgrade de software (instalação de uma versão anterior do sistema).

Ontem, o site TUAW organizou um chat público com o Saurik, para esclarecer a situação com todos.

Saurik explicou que a Apple desta vez complicou bastante as coisas para quem pretende liberar o 3GS das suas amarras. Toda vez que o iPhone 3GS e também o novo iPod touch 3G é restaurado ou tem seu software atualizado, o iTunes entra em contato com o servidor da Apple para conferir se o firmware é original e autenticá-lo. Em caso negativo, o processo é interrompido e o aparelho não é ativado, permanecendo na tela do cabo e o ícone do iTunes.

A solução na qual Saurik está trabalhando é tentar disponibilizar um servidor fake que imitaria o da Apple e validaria o processo mesmo com um firmware modificado. Com isso, o endereço que o iTunes acessa teria que ser alterado, coisa que não é muito difícil de fazer.

Um outro fato interessante é que ele continua coletando as informações referentes ao ECID de cada aparelho 3GS. O registro é manual e só quem já o fez conseguirá realizar o downgrade. Quem já passou para o 3.1 e não guardou seu ECID, poderá salvá-lo agora, mas ele apenas servirá para as próximas versões.

Resumindo, quem atualizou seu iPhone 3GS para o OS 3.1 e não gravou o ECID ficará um bom tempo sem poder fazer o jailbreak.

Ou seja, iPhones 3GS comprados bloqueados no exterior a partir de agora não poderão ser usados no Brasil.
Essa informação é importantíssima para que usuários desavisados não gastem dinheiro para ficar com um peso de papel multi-toque na gaveta.

Fonte: Blog do iPhone

By Jordy (Heickf)

Anúncios

5 comentários em “Apple implanta sistema digital que dificulta o jailbreak do iPhone 3GS e iPod touch 3G

  1. O negócio é não ficar afoito demais… se vc fez a atualização para a versão 3.1, fique tranquilinho e espere que logo sai um pé-de-cabra arretado.. a indústria cabrestante nunca venceu a criatividade e capacidade dos hackers… graças a Deus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s