Como derrotar a Apple com apenas seis áreas de foco claras


A Apple cresce cada vez mais no mercado, enquanto as concorrentes dão voltas e voltas, atrasando-se na aprimoração dos seus produtos. Muitas empresas gastam tempo com por exemplo, câmera que tira fotos em 3D.

Então, Jason Kottke, famoso blogueiro e web designer, fez uma lista com pontos que empresas podem aprimorar e fazer boa concorrência com a Maçã. Vejamos os pontos:

  • Social. Basta olhar pra Ping pra perceber que a Apple não domina muito bem o conceito de “redes sociais”.
  • Nuvem. Há anos o MobileMe e seus antecessores tentam ser relevantes, mas nunca conseguiram se mostrar realmente necessários para um grande parte dos donos de iProducts.
  • iTunes. Ele se tornou tudo, menos Apple-like — seja no design, nas funcionalidades ou na inovação. Algo melhor que o iTunes pode fazer toda a diferença num produto concorrente.
  • Steve Jobs. Aparentemente, os iProducts que ele mais usa são os melhores, enquanto os que ele menos usa deixam a desejar.
E ainda tem duas coisas que as concorrentes se iludem, quanto a briga com a Apple:
  • Preço. Com o iPad, a Apple mostrou que sabe ser agressiva neste setor, então um concorrente não pode achar que é simples fazer produtos idênticos aos da Maçã e ainda cobra só metade do preço. Pode até sair mais barato, mas também vai ser barato — e não falo de uma perspectiva apenas monetária.
  • Abertura e segredos. Não é viável pender demais pra nenhum dos extremos: o ideal é ser aberto no que for vantajoso e se fechar completamente no resto.
Uma má notícia é que é um pouco tarde demais para por essas ideias em prática, mas nada que seja impossível. 😉
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s